Aprendendo com as crises

Escrito por

2019 foi um ano muito marcante para mim, não só pelo nascimento da Serena, minha segunda filha mas porque foi um ano extremamente desafiador.

Eu planejava voltar ao trabalho quando a Serena completasse 6 meses, assim eu poderia ter tempo e disponibilidade para solidificar nosso vínculo e amamentação. Porém quando ela tinha três meses eu comecei a perceber, mesmo de fora, que algo na minha empresa não ia bem e resolvi retomar algumas funções e a primeira delas foi o financeiro.

Ok, ninguém é pego de surpresa no próprio negócio, eu já tinha imaginado que as finanças estavam complicadas mas foi um choque encontrar um dívida bem significativa.

Com um bebê de três meses no colo eu iniciei um processo de retomada rápida ao trabalho, de dissolução de uma sociedade e alguns meses depois lá estava eu sozinha em frente a muitos desafios: uma equipe exaurida e sem liderança, um caixa quebrado e um calendário comercial para lá de parado. Bom, te contei isso tudo para compartilhar algumas lições que eu aprendi com essa crise e que estão me gerando mudanças até agora.

1) Encare a realidade do seu negócio de frente

Sim, pode ser difícil olhar para números em uma planilha, pode ser até que você nem os tenha mapeado ainda. Mas você precisa saber onde está e onde precisa chegar. Ter a clareza dos meus números me ajudou muito a enfrentar essa situação e lidar com a situação real do meu negócio. Os números tiram também um pouco da emoção então às vezes você pode se surpreender por não estar tão ruim assim.

2) Seja uma liderança e não uma máquina de controle

Por incrível que pareça o fato de eu ter me afastado do negócio não me tornou uma chefe super controladora. Sim, eu acompanho os andamentos dos nossos projetos e prazos. Mas eu percebi que a minha equipe estava precisando de uma direção. Um bom líder/chefe/gerente é aquele que guia a equipe para o caminho certo e sempre age como exemplo da conduta a ser seguida. Se você trabalha com equipe hoje, pense nisso. Dê um norte, explique a situação atual, para onde a empresa está indo e o que você espera de cada um. Controle excessivo vai te deixar cega na realização de tarefas e impedir que você veja seu negócio sob uma perspectiva mais ampla.

3) Cuide da sua comunidade

Eu tenho a convicção de que eu só consegui tirar a minha empresa da beira do precipício com facilidade porque eu trabalhei seis anos construindo uma comunidade forte. Mesmo que você esteja precisando faturar hoje, agora, que esteja cheia de boletos para pagar, lembre-se sua comunidade é seu maior bem. Foque em construir e cultivar uma relação com seus clientes e seguidores. Para ter relação precisa ter troca, você fala mas também ouve o que eles esperam. Cuide para não anunciar promoções, ofertas, descontos, lançamentos demais. Ofereça, cultive, eles estarão com você.

4) Tenha um plano de curto, médio e longo prazo

Quanto mais eu ia me reconectando com meu negócio mais ideias iam surgindo de como eu poderia movimentar a minha empresa. Até que eu me vi igual uma barata tonta, sem saber qual ação priorizar. Até que eu parei e elegi minhas prioridades, uma coisa de cada vez. Assim as coisas saem do papel. Primeiro levantar o faturamento e cortar gastos, depois movimentar o calendário comercial e assim fomos executando e atacando uma frente por vez. No início parecia que nunca iríamos vencer mas com o tempo as mudanças foram aparecendo.

5) Faça mudanças no orçamento

Quando o assunto é dinheiro não tem muita mágica, o jeito é fazer sobrar. Mudar o seu estilo de vida e o orçamento da empresa é inevitável. Aqui para mim a sacada foi fazer o melhor com o mínimo. Aproveitar ao máximo tudo que eu já tinha a minha disposição. Focamos muito em produzir conteúdos simples e de fácil execução como lives, IGTVs ( que eu gravei do meu celular mesmo). Tiramos todo o suco de todas as ferramentas que decidimos não cancelar. E focamos no melhor que podíamos fazer com elas. A mesma coisa se aplica para a vida pessoal. Cortar gastos nunca é algo prazeroso mas pode ser uma excelente oportunidade para descobrir onde poderíamos estar usufruindo melhor do que já dispomos.

6) Seja gentil consigo mesma

Se eu tivesse que apagar toda essa lista e deixar uma única lição que aprendi seria a diferença entre culpa e responsabilidade. Sempre que entramos em contato com o sentimento de culpa estamos nos machucando e querendo que as coisas tivessem sido diferentes. E veja bem, é meio que impossível mudar o passado não é? Agora quando eu me conecto com a responsabilidade eu entendo onde errei e onde daqui para frente eu posso fazer diferente. Se culpar porque você deveria ter feito algo e não fez só vai aumentar a carga emocional do momento. Se parabenize por estar fazendo diferente agora, se comprometa com a mudança. Isso é o mais importante.

Mais conteúdo